Nos anos 50, o rock surge com os negros americanos, um som derivado do blues de mississipi, que a sociedade conservadora o taxava como coisa do Diabo.
Eis que surge um garoto com uma voz bonita, uma dança diferente, e para a surpresa de todos, era branco: Elvis presley. Surge então o primeiro pop star do planeta, o rei do rock. Com elvis, o rock chegou com tudo para os brancos, plantando assim, a semente da rebeldia nesse publico, mostrando para os jovens brancos, como se expressar.
Na decada de 60, o mundo estava de vez na sociedade de consumo, com a televisão ditando as modas e a guerra fria como grande paranóia, os jovens tentam mudar o mundo atravez da musica, e em vez de armas, usavam guitarras.
Nessa época, uma outra banda iria mudar os padrões do rock, com o Rolling Stones, diferente dos Beatles, nada de terninho e sorrisos pra plateia, os Stones se mostravam mais durões e mostravam mais rebeldia, como se esperava de uma banda de Rock.
Nos anos 70 surge o heavy metal, e sua quase alma gemea, o hard rock, onde se usavam roupas de couro preta com tachinhas, cabelos compridos e guitarristas metidos a semideuses, e muitas bandas exploravam o satanismo, ai que surge: Black Sabbath, de Ozzy Osbourne, Judas Priest, Scorpions, Iron Maiden, Kiss, Alice Cooper, AC/DC e muitos outros, o Led Zeppelin também estava perto, só que com um pouco mais de poesia.
Referência: www.paralerepensar.com.br
Foto: Elvis Presley.
0 comentários:
Postar um comentário