"Steve Vai não só inspirou inúmeros músicos de todo o mundo, como desempenhou um papel importante na evolução do rock moderno, ele também incorpora ideais do MI, do artista-educador, que combina a busca incessante de sua visão criativa com um senso de responsabilidade por tutoria a próxima geração." (Beth Marlis, Vice Presidente da MI).
Na sua infância, enquando crescia, se interessava pelso guitarristas famosos da época, como Jimmi Hendrix, oque o levou a aprender tocar guitarra em 1974.Ele ficou fascinado com a musica de Frank Zappa.
Steve tentou telefonar inumeras vezes para Zappa mas não obteve muito sucesso, ate que um dia, Frank atendeu e perguntou oque Steve desejava, e Steve disse que ninguém conseguia transcrever partituras do Frank como ele conseguia. Curioso Frank o deu uma chance, então Steve enviou por correio uma carta com partituras transcritas por Steve Vai do próprio Zappa, e pela primeira vez ele ficou tao impressionado, e assim Frank Zappa convocou Steve para trabalhar transcrevendo suas inumeras partituras de Rock Sinfônico Experimental.
Enquanto trabalhava com Zappa, ele viajava com a banda em turnês, e o publico o desafiava, entregando pra ele partituras e o desafiando a transcreve-la a primeira vista.
Steve deixou Zappa em 1982 e foi para Califórnia, criar seu primeiro álbum, "Flex-Able", e tocou em muitas bandas. Em 1985, Steve se juntou a banda do Ex-vocalista do Van Halen, David Lee Roth, em 1986, Steve surpreendeu a todos quando tocou com Jhon Lydon, Ex-membro do Sex Pistols, e em 1989, tocou com a banda britânica, Whitesnake.
Em 1996, Steve se juntou ao G3, junto com Joe Satriani e Eric Jhonson, onde eles faziam solos individuais e depois uma jam session entre os três. Em 2002, Steve tocou com a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio.
Veja Steve Vai tocando "For Love God" com a Orquestra Sinfônica:
Foto: Steve Vai
Refêrencia: Wikipédia
Video: Youtube
0 comentários:
Postar um comentário